Você sabe o que é o ouro 18k? Bem, essa é uma informação muito importante na hora de se escolher uma joia. Por isso, conversamos com Reginaldo Dias, proprietário da RD Joias e especialista em joias, e hoje vamos esclarecer algumas questões: qual a composição do ouro 18k, o que é o ouro branco e o ouro rosê, como saber se a joia comprada é realmente ouro 18k e muito mais. Vamos lá?
Bem, o ouro puro é um material muito maleável, por isso não encontramos muitas joias 100% de ouro por aí. O ideal é misturar outros metais, tais como: prata, cobre, níquel ou paládio. Tais metais, além de determinarem a pureza da liga, também interferem na cor do ouro.
O QUE É OURO 18K?
O ouro 18K 0,750 é um metal nobre usado pela indústria joalheira para confecção de joias. O ouro 100% puro é o 24k. Já o ouro 18k tem 75% de ouro puro e 25% de outros metais.
“O padrão 0,750 de ouro é usado pela indústria joalheira tanto no Brasil quanto na Europa para a confecção de joias. Portanto, toda joia fabricada em Ouro 18k 0,750 é reconhecida mundialmente como sendo de melhor qualidade”, afirma Reginaldo.
O termo “quilate”, simbolizado pela letra K, é portanto uma medida de pureza do ouro e tal medida se divide em 24 partes.
Resumindo:
Ouro 24k = 100% de ouro
Ouro 18k = 75% de ouro + 25% de outros metais (prata, cobre, níquel ou paládio)
COMO SE FAZ O OURO BRANCO OU OURO ROSÊ?
Reginaldo explica que as ligas são necessárias para que as joias tenham maior resistência, durabilidade e também para se obter a tonalidade (cor do ouro) que se deseja durante o processo de fabricação.
As ligas utilizadas no processo de fabricação de joias em ouro Amarelo, Branco ou Rosê são os já citados: prata, cobre, níquel ou paládio. Cada um desses metais utilizado em percentuais distintos pelo ourives irá produzir o ouro 18k na cor que se deseja.
Por exemplo:
Ouro Amarelo 75% de ouro e 25% de cobre e prata
Ouro Branco 75% de ouro e 25% de prata e níquel ou paládio
Ouro Rosê 75% de ouro e 25% cobre
COMO SABER SE O OURO É REALMENTE 18K 0,750?
Para Reginaldo, o penhor da Caixa Econômica Federal é o local mais indicado para testar uma joia e saber se ela é ouro 18k. “Lá o avaliador irá testar a qualidade da joia e atestar o teor de seu ouro”, diz.
Existe também a possibilidade de ir até um comprador de ouro ou um ourives de sua confiança para fazer o teste com água forte (mistura de ácido nítrico com ácido clorídrico, também conhecido como ácido muriático). Dessa forma, é possível ter a certeza da pureza de suas joias.
CURIOSIDADE:
Vale lembrar que o termo “quilate” (K) relacionado ao ouro não tem nada a ver com o “quilate” do diamante. Anote aí:
– Ouro: quilate é uma medida de pureza do ouro (24k = 100% puro)
– Diamante: quilate é uma medida de peso