Independência do Brasil e as Joias da Monarquia

Design sem nome 2023 07 03T141953.593

O Dia da Independência do Brasil é celebrado amanhã, 07 de setembro, dado que foi nesse dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente de Portugal, no ano de 1822.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/Independence_of_Brazil_1888.jpg
@Wikipedia

A monarquia daquele período sempre trouxe consigo o brilho das suas joias, mostrando a elegância daquela época. Confira agora as joias de maior requinte daquele tempo, e se inspire para ter um visual de realeza.

Anel de D. João VI. Do séc. XVIII. Feito de Ouro, Prata e Brilhantes.

https://i.pinimg.com/236x/80/b9/ed/80b9ed462cac4f75ef073cf1a066102c--royal-families-th-century.jpg
@pinterest

Gargantilha de Ouro, Prata e Brilhantes. Foi um presente de D. João VI a Rainha D. Carlota Joaquina.

 

http://www.vecchiojoalheiros.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/gargantilha-carlota-joaquina.jpg
@vecchiojoalheiros

Coroa Real feita no Brasil em 1817. De Ouro, Prata, Veludo e Ferro. Utilizada pela primeira vez na aclamação de D. João VI e depois por todos os reis sendo utilizada pela ultima vez na aclamação de D. Manuel II.

http://www.faap.br/espanol/hotsites/hotsite_constituicoes/images/03.jpg
@faap

Ceptro de ouro. Feito no Brasil em 1817. Como acompanhamento da coroa real.

Resultado de imagem para Ceptro de ouro. Feito no Brasil em 1817. Como acompanhamento da coroa real.
@joiasdacoroaportuguesa

Colar, Placa, Insígnia e Banda da Ordem Militar da Torre e Espada. Feita no Brasil em 1813. De ouro, Prata, Brilhantes, Rubis, Esmeraldas, Esmaltes e Seda. Pertencia inicialmente a D. João VI.

Resultado de imagem para Colar, Placa, Insígnia e Banda da Ordem Militar da Torre e Espada. Feita no Brasil em 1813. De ouro, Prata, Brilhantes, Rubis, Esmeraldas, Esmaltes e Seda. Pertencia inicialmente a D. João VI.
@pinteres

Placa, Insígnia e Banda da Ordem Militar da Nossa Senhora da Conceição de Vila-Viçosa. Feita de Ouro, Prata, Brilhantes, Diamantes Rosa e Esmalte. Pertencia inicialmente a D. João VI.

Resultado de imagem para Colar, Placa, Insígnia e Banda da Ordem Militar da Torre e Espada. Feita no Brasil em 1813. De ouro, Prata, Brilhantes, Rubis, Esmeraldas, Esmaltes e Seda. Pertencia inicialmente a D. João VI.
@Pinterest

Passador de Grã-Cruz. De Ouro, Prata, Espinela, Rubi e Brilhantes. Pertencia inicialmente a D. João VI.

Resultado de imagem para Passador de Grã-Cruz. De Ouro, Prata, Espinela, Rubi e Brilhantes. Pertencia inicialmente a D. João VI.
@Pinterest

Espadim de Corte. Feito de Ouro, Brilhantes e Aço. Pertencia inicialmente a D. João VI.

Resultado de imagem para Espadim de Corte. Feito de Ouro, Brilhantes e Aço. Pertencia inicialmente a D. João VI.
@Pinterest

Adereço que pertenceu à imperatriz d. Leopoldina — colar e brincos de ouro filigranado, esmalte branco, esmeraldas e rubis — provavelmente, manufaturados no Brasil, nos primeiros anos do reinado de D. Pedro I. As esferas armilares representam as províncias do Império.

http://www.museuimperial.gov.br/images/stories/imagens_museu/Tour/tour_joias3.jpg
@museuimperial

Foi apenas com brincos de ouro com resina que Leopoldina foi enterrada. Especula-se que essa resina pode ser âmbar – uma resina fóssil usada como gema com características singulares.

https://2.bp.blogspot.com/-YRvpvKj9n_w/USJ37nco69I/AAAAAAAAL6M/T21CeNGrSck/s1600/Dom+Pedro+I+-+Exuma%C3%A7%C3%A3o+%285%29.jpg
@maisquejoias

D. Pedro I  não media esforços para encher a Marquesa de Santos de presentes e joias. Esse colar, por exemplo, é formado por quatorze ametistas engastadas em ouro, tendo ao centro, um camafeu de concha com o busto de D. Pedro I.

http://www.museuimperial.gov.br/images/stories/imagens_museu/Tour/tour_joias2.jpg
@museuimperial

Está inspirado? Entre no site RDJoias, veja os produtos e escolha qual joia combina mais com você e seu estilo de nobreza.