Ametista: a pedra do mês de fevereiro

Design sem nome 2023 07 03T151422.530

A Ametista, super conhecida aqui no Brasil, é a pedra do mês de fevereiro. Ela é uma variedade da pedra de quartzo e é carregada de significados, misticismo e histórias. Portanto, hoje vamos falar um pouquinho dessa preciosidade que já foi até tema de novela: quem se lembra da música de abertura de “O Astro”? “Minha pedra é ametista…”.

ametista 1

Origem e história da Ametista

Bem, a cor roxa-lilás das pedras ametistas vem da presença de impurezas de ferro ou manganês em sua composição. Dá pra acreditar que a beleza dessa cor vem das impurezas? Pois é, e o nome Ametista vem da junção do termo “a” (que significa “não”) com “methuskein” (que significa “intoxicação” ou “intoxicar”). Mas, convenhamos, dessas impurezas saiu uma pedra pra lá de linda, não?

A Ametista, de tão antiga, está presente na mitologia romana. Contavam os romanos que o deus do vinho, Baco, foi insultado por um simples mortal e jurou atacar com seus tigres o próximo mortal que aparecesse em sua frente. Acontece que tal mortal foi a linda e delicada Ametista. A deusa Diana, para proteger Ametista, transformou-a em uma grande estátua de quartzo transparente. Baco logo se arrependeu do que fez e derrubou suas lágrimas de vinho sobre a Ametista, transformando-a em uma bela pedra roxa.

Significados e misticismo da Ametista

A Ametista é a pedra que traz calma, sensação de paz e que purifica a alma, protegendo-a contra forças negativas. Tanto que é considerada sagrada para Buda: rosários e terços budistas são feitos de pedra Ametista.

Por isso, é muito utilizada para combater o estresse e aliviar o cansaço do dia a dia. Usar um colar com pedra Ametista é mais do que estar na moda ou se sentir bonita, significa também que você está protegida das energias negativas do ambiente. Além disso, a pedra também é usada para aliviar dores no corpo.

A pedra Ametista no mundo das joias

Não precisamos nem dizer o quanto a Ametista faz sucesso no mundo das joias, né? É mais do que comum ver famosas combinando o look com uma preciosa joia de Ametista. A verdade é que a pedra vai com tudo: desde um vestido de gala até uma combinação simples de calça jeans e camiseta branca.

Várias atrizes de Hollywood já usaram joias com Ametista. Nós separamos aqui dois exemplos para vocês se inspirarem:

1. Gwyneth Paltrow usou um anel de Ametista para receber a estrela na calçada da fama. Sem dúvidas, ela escolheu a joia com muito cuidado, afinal é um momento e tanto em sua carreira!

16389142 336145120112551 1385683150 o

2. Zoe Saldana também optou por uma Ametista para comemorar uma grande conquista: o Oscar de melhor atriz em “Avatar”.

16443765 336148066778923 6880852 o

Bem, esperamos que vocês tenham gostado de nossas dicas e informações e tenham se inspirado com essa pedra linda e repleta de significados chamada Ametista! Para dar uma olhada nas joias com pedra ametista da RD Joias, é só clicar aqui.