Pantone elege Greenery a cor de 2017

Design sem nome 2023 07 03T151929.681
pantone 2017 greenery
Imagem: pantone.com

Greenery” foi escolhida a cor do ano de 2017 pela Pantone, instituto que é autoridade mundial em cores e tem influência direta no mundo da moda. A cor já apareceu em grandes desfiles em 2016 e promete estar presente durante todo o ano de 2017, também pelo significado que traz consigo: “simboliza novos começos”, divulgou o próprio instituto.

Bem, desde 1999 a Pantone analisa a tendência em cores com base nos acontecimentos ao redor do mundo, isto é, o objetivo é eleger uma cor que se relacione com o que o mundo está vivendo. A equipe responsável reúne diversas informações e decide como traduzir tudo isso em uma única cor. A exceção foi 2016, quando duas cores foram eleitas: Quartz e Serenity. Lembram de ter visto esses tons azul e rosa bebê ano passado? Provavelmente sim!

Em 2016, Quartz e Serenity foram escolhidas a dedo a fim de amenizar o clima de tensão e violência que prevaleceu ao redor do mundo nos últimos dois anos. Este ano, o “Greenery” é uma cor refrescante e revitalizante e a ideia é fazer com que o mundo “respire fundo, oxigene e se revitalize para o que está por vir”.

pantone greenery 3
Imagem: pantone.com

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone, disse em entrevista ao The New York Times: “nós sabemos em que tipo de mundo estamos vivendo, muito estressante e tenso. Esta é a cor da esperança e da nossa ligação com a natureza. Ela remete ao que chamamos de palavras ‘re’: regenerar, refrescar, revitalizar, renovar. Toda primavera entramos em um novo ciclo. É algo como olhar para frente”.

Essa relação com a natureza já estava expressa quando a Pantone lançou o “2017 Fashion Color Report”, um dossiê que previa dez tonalidades tendências para este ano com base no que foi visto nos desfiles durante 2016. As cores selecionadas tinham grande relação com a natureza, principalmente pelos tons de verde, marrom e azul.

pantone color swatches fashion color report spring 2017
Imagem: pantone.com

Além de divulgar a cor do ano, a Pantone também fornece paletas de cores que combinam com o tom, assim você não corre o risco de errar nas combinações. Cada paleta é feita para quem quer transmitir uma sensação. Por exemplo:

A lista completa de paletas, bem como mais informações e dicas sobre a cor do ano, pode ser encontrada no site oficial da Pantone.

Agora, vocês já estão prontos para escolher suas combinações de roupas e joias em 2017? Uma dica importante: as pedras que mais se aproximam da cor do ano são esmeralda, jade e peridoto.